Blog

Você já acordou de manhã com a solução de um problema pronto, sendo que passou horas a fio acordado no dia anterior, pensando sem achar qualquer solução?


Saiba que isto tem explicação científica e, ao contrário do que muitos pensam, que ficar acordado a noite pensando no problema resolve alguma coisa. Cientistas americanos concluíram que uma boa soneca com sonhos estimula a criatividade e consequentemente ajuda a encontrar saída para problemas que a pessoa possa estar enfrentando.

Um grupo de 77 voluntários recebeu uma série de problemas para resolver pela manhã e foram orientados a pensar sobre eles até a tarde daquele dia, seja descansando sem dormir ou dormindo. Os que dormiram tiveram seu sono monitorado pelos cientistas.

Ao final do experimento, os voluntários que dormiram e atingiram o estágio do sono REM, apresentaram maior probabilidade de sucesso na resolução do problema, quando comparados aos que apenas descansaram ou que dormiram sem descansar de fato. O grupo que atingiu a fase REM durante o sono, melhorou sua habilidade de resolver problemas criativamente em cerca de 40%.

Os resultados indicam que não são apenas o sono ou a passagem do tempo que determinam o sucesso na resolução de problemas e, sim a qualidade do sono.

Os cientistas acreditam que o sono REM permite que o cérebro forme novas conexões nervosas sem a interferência de outras conexões de pensamento que ocorrem quando estamos acordados ou dormindo com sono leve sem sonhar.

Fonte: BBC.com

Start typing and press Enter to search